Transferência de Embarcação

Modified on Tue, 15 Apr at 10:53 AM

A Transferência de Embarcação é um cenário que ocorre quando um tripulante finaliza um período de trabalho em uma embarcação e, sem desembarcar ou realizar outra atividade fora do trabalho, inicia imediatamente um novo período em outra embarcação ou em um novo evento de trabalho. Nesse contexto, o tripulante permanece embarcado e "transfere-se" diretamente de um evento de trabalho para outro, sem qualquer intervalo entre os dois períodos.


Esse cenário é comum em operações marítimas, onde a tripulação pode ser movimentada de uma embarcação para outra ou de um evento para outro, sem pausas ou dias de descanso entre essas transições. No planejamento de trabalho, isso exige uma contabilização especial, pois, apesar de serem eventos distintos, eles formam uma sequência contínua de dias trabalhados.

Portanto, a funcionalidade garante que quando eventos de trabalho consecutivos ocorrem sem intervalos entre si, o sistema some esses períodos e compare com a escala do colaborador, disparando uma regra de Dias Extras caso o limite de dias da escala seja excedido.  


Além dos cenários convencionais de dobras, a funcionalidade da regra de Dias Extras deve cobrir cenários específicos , como o de "Transferência de Embarcações".


Esse cenário ocorre quando um tripulante termina um período de trabalho em uma embarcação e, sem desembarcar, inicia imediatamente outro período em uma nova embarcação ou evento, sem qualquer intervalo.


 Na Planning, isso seria representado da seguinte forma:

Configuração da Regra de Sequência de Dias de Trabalho
Para que o sistema os eventos ocorrendo em sequência em Embarcações distintas, é necessário configurar o sistema com a nova regra "Sequências de Dias de Trabalho" 

Configuração da Regra de Sequência de Dias de Trabalho Formato da Regra
"Quando eventos do tipo <campo 1> ocorrerem em sequência com eventos do tipo <campo 2>, considerar ambos como um único evento com a soma da duração para cálculo de folgas/dobras." 

 


Uma vez que a regra for configurada, o sistema entenderá os eventos ocorrendo sequencialmente e passará a ter um novo comportamento na planning como os exemplos abaixo:




Funcionamento da Transferência de Embarcação

  • A transferência deve funcionar para todos os tipos e subtipos de dias de trabalho, desde que o fim de um evento coincida com o início do próximo;

  • Essa sequência pode incluir mais de dois eventos consecutivos;
  •  A transferência de embarcação é só uma forma do sistema identificar que existe uma continuidade no período de trabalho em barcos diferentes. Logo, se for o caso, isso pode gerar dobras comuns já que os dias dos dois eventos combinados pode vazar a escala;
  • Quando uma transferência é registrada, o sistema soma os períodos consecutivos de trabalho e compara com a escala do colaborador. Se ultrapassar o limite da escala, deverá ser disparada a regra de dias extras;

Exemplo de Funcionamento com Dias Extras



 

Na imagem acima, um tripulante com escala 10x10 teve dois períodos de trabalho encadeados em eventos diferentes (5 e 10 dias), totalizando 15 dias de trabalho. Nesse caso, o sistema lança automaticamente 5 dias extras. 


Observação:


Se uma sequência de dias de trabalho exceder a escala configurada, um pop-up será exibido com um alerta para ser confirmada a continuidade do lançamento do evento.





Was this article helpful?

That’s Great!

Thank you for your feedback

Sorry! We couldn't be helpful

Thank you for your feedback

Let us know how can we improve this article!

Select at least one of the reasons

Feedback sent

We appreciate your effort and will try to fix the article